A Didática na formação de professores

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A Didática na formação de professores

Você já ouviu falar que um determinado professor não tem “didática”? Mas o que quer dizer esta afirmação?

Antes de compreender a questão da didática na formação de professores, é preciso esclarecer uma questão fundamental: ensinar e aprender são processos distintos! Nem tudo que ensinamos é aprendido pelo outro; nem tudo que o outro aprende foi ensinado por alguém.

Particularmente, ao tratar da diferença dos processos de ensino e aprendizagem, é possível dizer que são distintos e que, algumas vezes, podem caminhar juntos.

O que é a Didática?

A Didática é a área da Educação que se interessa em compreender como os processos e procedimentos relacionados ao ato de ensinar podem agir de forma a garantir que haja aprendizagem. Logo, seu objeto de trabalho encontra-se na interseção entre ensinar e aprender. Na busca pela construção da aprendizagem por meio de processos de ensino, a Didática vai estudar os métodos de ensino, os ambientes de aprendizagem, a avaliação escolar, dentre diversos outros temas.

A Didática na formação de professores

A formação de um professor acontece em duas dimensões: técnica e didática. Na formação técnica, o professor aprende os conteúdos com os quais terá que lidar em sua vida profissional, dominando teorias, conceitos e habilidades de uma área específica. Na formação didática, o professor é capacitado a planejar e executar seu ensino de forma a contribuir para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva e perene em seus alunos.

O processo de formação dos professores costuma ser pautado, em sua grande maioria, pelo foco extremamente direcionado à formação técnica. O que temos, nessa situação, é um profissional que conhece bastante sua área de conhecimento, mas tem poucas habilidades para o planejamento e a realização de sua aula.

Então, respondendo à pergunta feita no início desse texto, quando alguém afirma que um professor não tem didática, o que se quer dizer é que esse profissional não tem as habilidades necessárias para estruturar um projeto de ensino que contribua para a aprendizagem de seus alunos.

Perceba que a função principal de um professor é atuar de forma sólida e consistente para contribuir para a aprendizagem do outro. Se o docente domina os conteúdos técnicos, mas não consegue compartilhar este conhecimento, ele não é capaz de exercer sua atividade de forma satisfatória. Isto nos leva a uma única conclusão: a Didática é disciplina central e fundamental na formação dos professores.

Habilidades desenvolvidas

Por meio do conhecimento da Didática, o professor é capaz de:

  • Definir com clareza os objetivos de cada aula.
  • Selecionar e organizar conteúdos de ensino.
  • Identificar os melhores métodos de ensino para cada conteúdo e público.
  • Organizar ambientes que facilitem a aprendizagem.
  • Utilizar as tecnologias a favor do ensino.
  • Avaliar o conhecimento de seus alunos.

No Brasil, a Didática é disciplina obrigatória para a formação de professores do ensino básico (fundamental e médio). Ela está presente em todos os cursos de Pedagogia e em todas as licenciaturas.

No entanto, em alguns casos, ainda é tratada de forma muito teórica. É preciso que professores compreendam que o conhecimento da Didática é um conhecimento absolutamente prático. Sua manifestação está presente em todos os momentos do ensino, desde seu planejamento até sua avaliação.

Mesmo para docentes que tiveram uma consistente formação na área de Didática, é fortemente recomendada a atualização. Isso porque novos conhecimentos vêm sendo construídos acerca dos métodos de ensino. Um exemplo recente é a introdução do conceito de método ativo de aprendizagem. Outro exemplo bastante comum é o uso das tecnologias como suporte ao processo educativo.

Para concluir, a construção de conhecimentos na área da Didática é pré-requisito para todo o ato de ensinar. Ansiamos que professores tenham e busquem conhecimentos desta área para garantir o sucesso de sua nobre jornada!

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Bruno Malheiros
Bruno Malheiros
É mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especialista em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também concluiu o curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente, é coordenador pedagógico e professor de cursos de graduação e de pós-graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Sua pesquisa investiga, sobretudo, o desenvolvimento de competências e os processos de ensino-aprendizagem. É, ainda, autor de diversos livros na área de Educação.

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