descarga atmosférica em para-raios de alta tensão
Proteção contra surtos de tensão por descargas atmosféricas e por manobra
04/29/2020
Hospital de campanha em Houston, nos EUA
Hospitais de campanha: o papel dos arquitetos na luta contra a Covid-19
05/08/2020

Automação industrial e os campos de atuação

Livro automação industrial Prudente

O desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente a partir da década de 1950, proporcionou aumento da aplicabilidade da automação industrial em diversos setores da indústria.

Essa expansão têm trazido inúmeros benefícios ao longo dos anos. Podemos citar, por exemplo, a diminuição de tempo de produção, a diminuição dos custos de produção, o aumento da qualidade do produto final e o melhoramento do ambiente de trabalho.

Atualmente, a automação industrial é aplicável na indústria agroalimentar, automobilística, linha de produção de embalagens, cervejaria, empacotamento, corte e processamento de metal, robótica, controle de elevadores e guindaste e muito mais.

Atuação na área de automação industrial

O profissional que deseja atuar no campo da automação precisa desenvolver novas competências, que incluem conhecimentos em programação, gestão e manutenção de equipamentos de ponta.

Entre os diferenciais, estão:

  • ser orientado a ter uma visão geral de como um produto é processado;
  • desenvolver uma capacidade de análise lógica;
  • ter conhecimentos de eletricidade, de pneumática, hidráulica e informática industrial.

Indicação de leitura: Automação Industrial – PLC: programação e instalação

O livro Automação Industrial – PLC: Programação e Instalação chega à 2ª edição com novos conteúdos.

Houve inserção do Capítulo 16, que traz uma introdução ao novo controlador programável Simatic série S7-1200, da Siemens. O controlador programável S7-1200 vem, de forma gradual, substituindo o controlador da série anterior S7-200.

A nova plataforma de programação TIA Portal do controlador S7-1200, com seu sistema operacional Step 7 Basic/Professional, conforme a norma IEC 61131-3, representa uma ferramenta completa para configurar, programar, comunicar e visualizar qualquer projeto de automação, sem custo ulterior no pacote de programação.

Foram acrescentadas também noções básicas sobre a instalação do dispositivo e componentes, assim como demais aplicações práticas.

Francesco Prudente
Francesco Prudente
Nascido na Itália, Francesco Prudente graduou-se em Tecnologia Eletrotécnica e atua como professor titular da disciplina Laboratório de Eletrotécnica e Automação Industrial no Istituto di Istruzione Superiore di Stato – IPSIA Marcora, em Milão. Consultor e projetista de software para sistemas de controle e Controladores Lógicos Programáveis (PLC), Prudente é também autor de diversos livros sobre Automação Industrial, Predial e Residencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *