BIM: tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia

Energia fotovoltaica já é a terceira mais importante: entenda!
08/08/2019
Cálculo: dicas para estudar
08/08/2019

BIM: tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia

Entenda o método BIM e conheça sua importância para a construção civil e arquitetura

O conceito de BIM é muito conhecido por profissionais do ramo da construção civil. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre esse tipo de metodologia. Afinal, o que é BIM? Como utilizá-la no mercado de trabalho? Qual a sua importância? Veja tudo o que você precisa saber sobre esse método:

O que é BIM?

A sigla BIM (Building Information Modeling) pode ser traduzida como “Modelagem de Informação da Construção” e envolve a criação de um modelo digital, integrando todas as etapas e abrangendo todo o ciclo de uma edificação.

Um engano comum é definir BIM como um sistema ou ferramenta de modelação 3D. No entanto, o BIM não é um software, mas uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação. 

Segundo Chuck Eastman, professor do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, o BIM é “uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção.”

Onde aplicar o BIM?

Essa é uma pergunta muito comum entre profissionais e estudantes da área de Engenharia. Em resumo, você pode aplicar o BIM em todas as disciplinas e para todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento de um projeto. 

Como o foco da metodologia BIM é a informação ou a modelagem da informação, todos os elementos que integram a concepção de uma obra devem estar inseridos nesse conceito. Logo, pode ser aplicado a qualquer projeto de edificação.

A importância do BIM

Para quem faz parte das áreas de Arquitetura, Engenharias e Construção, o BIM é de grande importância. Ele serve como base e também para simular o desenvolvimento do empreendimento em uma cidade ou bairro, o comportamento da estrutura frente a questões climáticas, de conforto e segurança, eficiência energética e de consumo de materiais. 

Vale ressaltar que essa metodologia também ajuda a detectar divergências logo no início do projeto. No processo de criação e concepção de uma edificação, são múltiplas áreas que se convergem: hidráulica, elétrica, paisagismo, administrativa, orçamentos, cronogramas, entre outros. 

Para unir esses diferentes setores, são necessárias muitas reuniões e interações. Portanto, mesmo com todo esse alinhamento, podem acontecer erros e omissões nos documentos, causando atritos, atrasos e gastos financeiros.

É aí que reside a importância do BIM: por tratar-se de um modelo com diversas camadas de informação, organizadas de forma sistemática, elas podem ser acessadas no tempo certo e da forma correta, desde a concepção até o retrofit ou demolição. Isso torna o gerenciamento da construção mais eficaz e com maior controle do cronograma e dos custos.

Gostou de conhecer o método BIM? Então, aproveite e confira nosso livro “Gerenciamento e Coordenação de Projetos BIM”, de Sérgio Leusin, sobre o tema!

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *