Pisa 2018: Brasil tem resultado ruim em Matemática e Ciências

A importância da calibração dos instrumentos de medição
12/03/2019
570 mil caranguejos morreram em detritos de plástico
12/06/2019

Pisa 2018: Brasil tem resultado ruim em Matemática e Ciências

O Pisa 2018 avaliou o desempenho de 600 mil estudantes de 79 países nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências.

O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2018, divulgado hoje, continua preocupante para o Brasil. A prova realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avaliou o desempenho de 600 mil estudantes em 79 países nas áreas de Matemática, Ciências e Leitura. Todos os estudantes estavam na faixa dos 15 anos.

O Brasil no Pisa

Na avaliação de 2018, o Brasil ocupa, respectivamente, as seguintes posições:

  • 70ª em Matemática.
  • 66ª em Ciências.
  • 57ª em Leitura.

A partir desses dados, é possível dizer que a nota de Leitura se mantém estagnada há dez anos, enquanto o desempenho em Matemática e Ciências piorou. Do total de estudantes brasileiros que participaram, 43,2% estão abaixo do nível 2 de aprendizado (os patamares vão de 1 a 6), considerado o conhecimento mínimo (ou básico) esperado para a idade.

Desempenho de outros países

Os países asiáticos saíram na frente nessa última avaliação. China, Cingapura e Macau ocuparam os três primeiros lugares nas três provas. Na Europa, a Estônia teve o melhor desempenho geral, ocupando a 8ª posição em Matemática.

Entre os países da América Latina, o Chile teve o melhor desempenho e a República Dominicana teve o pior desempenho. Na América do Sul, a Argentina teve o pior resultado.

Resultado geral das avaliações em 2018

Para alcançar os níveis considerados de alto desempenho (níveis 5 e 6), é preciso ter uma nota acima de 606,99.

Matemática

O Brasil ocupa a 70ª posição, com 384 pontos. Os primeiros lugares ficaram com China (591 pontos), Cingapura (569 pontos) e Macau (558 pontos).

Leitura

A China ocupa o primeiro lugar (555 pontos), seguida por Cingapura (549 pontos) e Macau (525 pontos).

A partir da nota geral de 413 pontos, o Brasil ficou na 57ª posição entre os 79 países participantes da avaliação, na frente de países como Colômbia, Catar, Panamá, Argentina. O resultado apontou que só 2% dos jovens brasileiros conseguem distinguir um fato de uma opinião, por exemplo.

Ciências

Os três primeiros lugares ficaram com China (590 pontos), Cingapura (551 pontos) e Macau (544 pontos). O Brasil ocupa a 66ª posição, com 444 pontos, na frente de Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão e Marrocos.

O Pisa

O Pisa, sigla em inglês para Programme for International Student Assessment, é um teste de desempenho escolar realizado desde o ano 2000 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e repetido a cada três anos, que inclui, além de países-membros, outros que quiseram voluntariamente participar do levantamento, caso do Brasil. Aqui a coordenação do exame é responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *