Cálculo: dicas para estudar

BIM: tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia
08/08/2019
Engenharia Civil: o que esperar do curso
08/08/2019

Cálculo: dicas para estudar

Como estudar Cálculo?  Veja 6 dicas para se dar bem nessa matéria

O Cálculo pode ser uma das disciplinas mais assustadoras para os alunos da área de Exatas. No entanto, com bastante foco e determinação, é possível aprender essa matéria tão complicada. 

Para te ajudar nessa jornada de estudos, separamos algumas dicas para você virar um craque nessa matéria:

6 dicas para estudar Cálculo

1) A prática leva à perfeição

Não tem jeito fácil: o melhor que você pode fazer é treinar, treinar e treinar. Como se trata de Cálculo, apenas ler o conteúdo dos livros e reler anotações da aula pode não ser o suficiente. O ideal é resolver muitos exercícios para que você consiga fixar as fórmulas e entender a lógica do raciocínio. 

2) Assista a videoaulas

As videoaulas ajudam bastante para quem passa por dificuldades com Cálculo. Tudo é válido: desde canais do YouTube até cursos pagos. Também é uma boa opção procurar por especialistas no assunto que dão dicas. Vários professores ensinam resoluções de exercícios passo a passo, o que facilita o entendimento. 

3) Entender a teoria é essencial

Só se avança em matérias como Cálculo se você souber as noções fundamentais da disciplina, bem como sua aplicabilidade. Muitas questões, inclusive, podem ser respondidas apenas com a teoria! Decorar fórmulas também pode ser um problema: uma dica importante é entender a lógica dedutiva que levou a elas. 

4) Não tem problema em procurar ajuda

Saiba exatamente aquilo em que você tem dificuldade e procure alguém para te ajudar. Pode ser um colega da faculdade, um professor, ou até mesmo ajuda online em fóruns, sites e vídeos. O importante é não deixar nenhuma dúvida passar. E tentar resolver o máximo de exercícios que você conseguir!

5) Faça uma planilha de estudos

Assim como já comentamos no tópico 1, a prática leva à perfeição. Mas como se organizar para estudar o necessário? Faça um cronograma ou planilha de estudos: determine horários e quais teorias ou exercícios você deve praticar naquele dia. Tente manter o conteúdo “quente” na cabeça e comece sempre pelo mais básico, para facilitar o seu entendimento.

6) Livros são seus melhores amigos

Uma matéria tão complicada como Cálculo requer muita leitura e entendimento. Os livros são essenciais nesse processo. Procure as melhores obras dessa área e se aprofunde o máximo possível. Uma boa dica é criar um grupo de estudos com outros colegas para que vocês troquem livros e também informações essenciais.

Gostou das dicas para estudar Cálculo? Conte pra gente nos comentários quais são suas maiores técnicas para ir bem nessa matéria!

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *