Muito se tem falado sobre Indústria 4.0 atualmente. Nesse novo momento, os processos estão integrados de forma vertical em todas as organizações, desde o desenvolvimento e a compra de produtos, até fabricação, logística e serviços.
Os dados de processos de operações, eficiência de gestão da qualidade, bem como o planejamento de operações estão disponíveis em tempo real e otimizados em uma rede integrada.
A partir dessas mudanças importantes, todos os processos citados envolvem educação de base e continuada. Há uma dependência de inovação consistente e sustentável, realizada a partir da concepção de planos estratégicos/táticos de gestão e, fundamentalmente, da realização de um programa de formação profissional continuada dedicado a educadores, especialistas, orientadores e coordenadores que atuam na escola. A mudança de cultura local se consolida no âmbito interno da própria instituição.
Com a Indústria 4.0, há mudanças fundamentais na Educação, que agora também se tornou 4.0. Nesse cenário, algumas dimensões estarão cada vez mais integradas e serão tratadas de forma inseparável. O objetivo é proporcionar abordagens mais potentes, complexas e abrangentes para o enfrentamento dos desafios propostos pela Sociedade 4.0.
Entenda alguns dos pilares flexíveis de sustentação nesse novo modelo de sociedade:
Existem muitos temas sobre Educação diretamente relacionados com a questão de inovação na educação, em especial na área de Engenharia. Em meu trabalho de pesquisa, procuro analisar os processos e metodologias inovadoras para aumentar a capacidade socioemocional, cognitiva, científica e tecnológica dos empreendedores e colaboradores da produção competitiva do futuro.
No que tange às profundas mudanças comportamentais, relacionadas com a maneira como os alunos estudam e aprendem, as novas demandas têm provocado grandes desafios às instituições de ensino da Educação Básica e Superior no Brasil e em todas as partes do mundo. A seguir, apresento o Projeto Inova ITA, desenvolvido em minha pesquisa de pós-doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O Projeto Inova ITA foi voltado para formação de docentes daquela instituição, mas pode ser aplicado em instituições de Ensino Superior ou Básico. Sua base apresenta quatro pilares de sustentação.
Para implementar um programa de Gestão da Inovação da Escola, é fundamental a criação de um plano estratégico de inovação. Todos os níveis, incluindo a alta direção, precisam estar envolvidos. A inovação é um ente fundamental para o crescimento, desenvolvimento e atualização continuada da instituição diante de um contexto incerto e mutável.
Etapa 1 – Desenvolvimento de um plano tático de execução da inovação
A participação fundamental do chefe de departamento, coordenadores, especialistas é fundamental. A inteligência deve estar distribuída, com metas definidas, realizando um trabalhado de gestão continuada.
Etapa 2 – Programa de Educação continuada na escola
É o momento da formação dos docentes. Esse é o ponto fundamental para que a inovação seja implementada.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a Educação 4.0 e o Projeto Inova ITA, assista ao meu vídeo a seguir.
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