Dia do Engenheiro Ambiental: saiba tudo sobre a profissão

Lançamento do livro Engenharia de Fundações
A importância da Engenharia de Fundações
01/24/2020
Notícias da Semana em Exatas
Notícias de Exatas! Confira novidades de 27 a 31 de janeiro
01/31/2020

Dia do Engenheiro Ambiental: saiba tudo sobre a profissão

o que é ser engenheiro ambiental

No dia 31 de janeiro, comemora-se o Dia do Engenheiro Ambiental

Falar em Engenharia – atividade cuja característica principal é a transformação da natureza – exige falar, também, em natureza.

Dessa forma, precisamos destacar a Engenharia Ambiental, habilitação relativamente recente – ao menos na denominação – da engenharia, que tem como objeto principal o meio ambiente.

Uma engenharia chamada ambiental

Para começar a falar dessa área, é importante salientar que a Engenharia Ambiental é um curso de engenharia, ou seja, uma engenharia com habilitação ambiental.

Isso quer dizer que, como as demais engenharias, sua a base é a mesma, ou seja, forte fundamentação nas ciências básicas e aplicação dos conceitos fundamentais para a geração, o aprimoramento, a análise, a simulação e a aplicação de tecnologias.

A habilitação em Ambiental, porém, é única, porque leva a uma formação básica com conceituação, disciplinas de física e matemática comuns a todas as engenharias, além de uma química mais aprofundada.

Além disso, essa é a única das engenharias com maior fundamentação em biologia, ecologia e ecossistemas, de forma a levar o engenheiro ambiental a ter uma visão mais ampla do ambiente e dos processos naturais.

Todas essas ferramentas conceituais adquiridas dão a esse profissional uma visão privilegiada acerca dos fenômenos físicos, químicos e biológicos.

O Engenheiro Ambiental

O estudante de Engenharia Ambiental, da mesma forma que os estudantes de outras habilitações da engenharia, usa conceitos básicos de química, física e biologia, por meio de linguagem matemática, para a avaliação, a prevenção, a mitigação e, muitas vezes, a remediação de impactos ambientais.

Além disso, essa habilitação tem, obviamente, uma temática mais direcionada para a área das questões ambientais. No entanto, o “tema ambiental” não deve ser o único fator decisivo para a escolha dessa carreira.

Ao final da graduação, o engenheiro ambiental será aquele com visão própria e única aplicada à transformação dos recursos naturais, ponto de partida de todo processo de engenharia.

Atribuições do Engenheiro Ambiental (base Sistema Confea/Crea)

Conheça a seguir os possíveis setores e subsetores de atuação do Engenheiro Ambiental.

Tecnologia Ambiental

Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais. Controle da Poluição das Águas. Tratamento de Águas Residuárias Industriais. Tratamento de Esgoto Doméstico. Tratamento de Águas de Abastecimento Público e Industrial. Técnicas de Reúso de Água. Controle da Poluição do Ar. Controle da Poluição do Solo. Coleta e Destino de Resíduos Sólidos. Reaproveitamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos. Remediação e Biorremediação de Solos e Águas Contaminadas. Projeto, Construção e Operação de Equipamentos para Controle Ambiental (Água, Ar e Solo).

Vista aérea de uma indústria para tratamento de água no Porto de Roterdã, na Holanda. na Holanda.
Vista aérea de uma indústria para tratamento de água no Porto de Roterdã, na Holanda.

Gestão Ambiental

Avaliação de Impactos Ambientais. Monitoramento Ambiental. Adequação Ambiental de Empresas. Planejamento Ambiental em Áreas Urbanas e Rurais. Licenciamento Ambiental.

Geotecnia Ambiental

Recuperação de Áreas Degradadas. Remediação de Solos Degradados. Prevenção e Recuperação de Processos Erosivos. Aplicação de Tecnologias de Investigação Geoambiental. Avaliação de Impactos Geoambientais. Prevenção de Desastres Geoambientais. Aquisição, Pré-processamento, Gerenciamento e Análise de Dados obtidos por SIG e Sensoriamento Remoto.

Recursos Energéticos Renováveis

Conservação de Energia. Fontes Alternativas e Renováveis de Energia. Adequação Energética de Empresas

Dia do Engenheiro Ambiental: o profissional trabalha com produção de energia solar e energia eólica na Alemanha;
Exemplo de produção de energias solar e eólica na Alemanha.

Hidrologia e Recursos Hídricos

Aproveitamento de Recursos Hídricos. Captação de Mananciais Superficiais e Subterrâneos e Abastecimento de Água. Controle de Enchentes. Análise Estatística de Eventos Hidrológicos. Regularização de Vazão. Aproveitamentos Hidrelétricos. Sistemas de Irrigação.

Engenharia Legal

Avaliações, Perícias e Arbitragens no âmbito da Modalidade.

Engenharia + Ambiente

A relação entre engenharia e ambiente passa pelo entendimento da relação entre ser humano e natureza e, principalmente, pelas distintas concepções de natureza.

Além disso, tal relação passa pela compreensão das leis de conservação da matéria e da energia e de transformação energética.

A relação do engenheiro, principalmente do engenheiro ambiental, com o ambiente pressupõe, além do conhecimento profundo das ciências básicas e da tecnologia, um entendimento amplo da relação do homem com a natureza e de como essa relação varia em diferentes culturas.

Gostou? Então, visite o site do Grupo GEN e saiba mais sobre a Engenharia Ambiental no livro Engenharia Ambiental – Conceitos, Tecnologias e Gestão.

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *