Inundação em Veneza: entenda o fenômeno
11/22/2019
Como a Educação 4.0 pode transformar a educação
11/26/2019

Dia do Engenheiro Eletricista!

Comemore o Dia do Engenheiro Eletricista com livros!

No dia 23 de novembro é comemorado o Dia do Engenheiro Eletricista. Essa data tem como objetivo valorizar a importância desse profissional, o especialista que projeta sistemas elétricos e busca soluções inovadoras para as instalações de baixa, média e alta tensões.

Para celebrar essa data e profissão tão importantes, selecionamos livros imperdíveis para os estudantes de Engenharia Elétrica. Confira:

Livros essenciais para estudantes e profissionais de Engenharia Elétrica

1 – Manual de Equipamentos Elétricos – João Mamede Filho

Um manual focado em equipamentos de alta-tensão. Com aplicações globais, conceitos e cálculos, João Mamede Filho traz os principais equipamentos elétricos de alta-tensão utilizados em subestações de potência, redes de distribuição e linhas de transmissão.

Manual de Equipamentos Elétricos apresenta uma atualização completa da norma reguladora ABNT NBR 5356-8:2017, que trata de transformadores de potência. Além disso, oferece a inclusão de apêndice com exemplos de aplicação geral de todos os equipamentos utilizados em um projeto industrial ou de geração de energia de alta-tensão.

Confira os diferenciais:

  • O capítulo sobre “Para-raios a Resistor Não Linear” foi totalmente reescrito e ampliado, atendendo à norma em vigor, a NBR 16050;
  • Inclusão do tema “transformadores de aterramento” no capítulo sobre “Transformadores de Potência”.
  • Inclusão de texto atendendo à recém-publicada norma de transformadores NBR 5356-7, incluindo um exemplo de aplicação;
  • Inclusão de exemplo de aplicação geral na forma de projeto de uma subestação de 230 kV de uma usina de geração fotovoltaica de 150 MW.

Leia no blog o artigo do professor João Mamede Filho sobre “Condutores Elétricos de Média Tensão: Blindagem Metálica“.

2 – Instalações Elétricas Industriais – João Mamede Filho

Instalações Elétricas Industriais, do professor João Mamede Filho, é o mais referenciado livro para estudantes e profissionais da área de Engenharia Elétrica. Em sua 9ª edição, foi atualizado com o conteúdo mais importante e atual no país.

Em 2010, na publicação da 8ª edição do livro, o autor já mencionava as ameaças de restrição de geração, motivadas pelos ciclos hidrológicos incertos. Nesses últimos anos, o país tem vivenciado periodicamente a mesma preocupação com a regularidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores, notadamente os da classe industrial. 

Para controle dos gastos, foram criadas as bandeiras verde, amarela e vermelha nas contas de energia, em função dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN), influenciados pela baixa recarga das represas.

O sinal de alerta (representado pelas bandeiras amarela e vermelha) é acompanhado por uma majoração do valor pago pelo consumo de energia.

3 – Análise de Curto-Circuito e Princípios de Proteção em Sistemas de Energia Elétrica – Fujio Sato e Walmir Freitas

Este livro surgiu como resultado das notas de aula no ensino de disciplinas correlatas ao tema curto-circuito, nos cursos de graduação e pós-graduação, e também dos conhecimentos adquiridos nas vivências dos autores em empresas concessionárias de energia elétrica, tanto pela atuação como engenheiro no quadro técnico como pela participação em projetos de P&D financiados por empresas brasileiras e canadenses. 

O estudo de curto-circuito é um dos estudos mais frequentes realizados em sistemas de energia elétrica, tanto no planejamento como na operação, e os seus resultados servem para nortear tomadas de decisões técnico- econômicas. 

O tema curto-circuito, neste  livro, é abordado contrabalançando a teoria e a prática. Para atingir este objetivo são disponibilizados exercícios resolvidos e exercícios propostos (com respostas) no final de cada capítulo, sendo que  tanto quanto possível os exercícios foram elaborados com dados reais e enfatizando a praticidade dos exemplos.

4 – Instalações Elétricas – Guia Compacto – BRITTIAN

Instalações Elétricas − Guia Compacto tem por objetivo contribuir para o conhecimento necessário no cotidiano daqueles que atuam em área tão dinâmica como a elétrica. Este compêndio é conciso e reúne ilustrações, problemas e linguagem acessível em formato bastante reduzido, com características que oferecem ao leitor conhecimento com praticidade. 

Esta obra não fica devendo em nada no que se refere à amplitude do tema. Por meio dos vários gráficos, o leitor terá facilidade em assimilar os exemplos dados, bem como todo o conteúdo. Quem deseja se aprimorar na área de instalações elétricas não pode ficar sem este guia, com o qual poderá:

  • consultar regras úteis e dicas rápidas;
  • conhecer fórmulas, quadros e tabelas essenciais para o desenvolvimento de projetos elétricos;
  • localizar dados técnicos rapidamente e se atualizar sobre assuntos de eletricidade do dia a dia;
  • entender os conceitos rápida e facilmente por meio de ilustrações.

Além de estudantes, esse livro é também indicados para profissionais da Engenharia Elétrica.

5 – Manual de Instalações Elétricas – NISKIER

Em sua segunda edição, Manual de Instalações Elétricas relaciona os principais fundamentos da disciplina com as determinações mais recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Ideal como livro-texto para estudantes e como material de apoio para engenheiros, técnicos e projetistas, este livro aborda os diferentes aspectos das instalações elétricas, desde os conceitos básicos de eletricidade à execução das instalações, considerando também questões fundamentais como o desperdício de energia, a proteção das edificações, a economia dos condutores elétricos, e até mesmo o projeto executivo.

Estabelecendo as bases para a aprendizagem e, ao mesmo tempo, intimamente vinculado à aplicação prática, Manual de Instalações Elétricas é uma obra versátil e adequada para usos variados.

6 – Instalações Elétricas – Hélio Creder e Luiz Sebastião Costa

Instalações Elétricas, do professor Hélio Creder, é indispensável para docentes e estudantes de Engenharia Elétrica por ser a principal referência bibliográfica na literatura técnica brasileira nessa área.

Quase cinquenta anos após seu lançamento, o livro chega à 16ª edição com atualizações e objetivo didático bem-definido, aliando teoria à prática. 

O conteúdo foi atualizado de acordo com as especificações vigentes na área, em especial a Norma ABNT NBR ISO/CIE 8995 1:2013. A utilização de ferramentas computacionais – como o programa DIALux – auxiliam na aprendizagem eficiente de projeções e instalações.

É indicado para graduações em Engenharia, além de cursos tecnólogos e técnicos.

Atualização realizada pela renomada equipe liderada pelo professor Luiz Sebastião Costa.

7 – Circuitos Elétricos Básicos – Análise e Projetos em Regime Permanente – Castelo Branco


Circuitos Elétricos Básicos – Análise e Projetos em Regime Permanente oferece um conhecimento mais aprofundado sobre circuitos elétricos para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam na área da engenharia elétrica, principalmente nos campos de circuitos elétricos, sistemas de energia, qualidade de energia, controle, mecatrônica, eletrônica e de telecomunicações. 

A obra preenche uma ausência importante na literatura disponível no mercado sobre o tema ao debruçar-se sobre projetos em corrente alternada, explorando os principais circuitos básicos. 

Aliando conhecimento técnico, aplicabilidade e didática, apresenta gráficos ilustrados, tabelas e uma série de exercícios que visam a elucidar a compreensão do leitor. 

Por suas competências, Circuitos Elétricos Básicos – Análise e Projetos em Regime Permanente torna-se uma obra fundamental para a formação e o aperfeiçoamento de estudantes e profissionais especializados.

8 – Máquinas Elétricas e Acionamento – Edson Bim

Com um conteúdo ricamente ilustrado e utilizando diversos exemplos, a obra apresenta conteúdo sobre o controle vetorial das máquinas de indução, sejam de rotor gaiola ou duplamente alimentadas, bem como as máquinas de indução multifásicas, além das bases da conversão eletromecânica de energia e da operação em regime permanente das máquinas de corrente contínua, de indução e síncronas.

O impacto do controle vetorial nas aplicações de alto desempenho dinâmico e de regime permanente alterou profundamente o enfoque dado à modelagem das máquinas de corrente alternada, tornando obrigatório o ensino dos chamados vetores espaciais que, por essa razão, são abordados em um capítulo inteiro. 

A estrutura de cada capítulo baseia-se na exposição da teoria, com a descrição e a obtenção das equações fundamentais das máquinas elétricas, sendo que são apresentados exemplos com o objetivo de ilustrar os conceitos discutidos na teoria. São propostos exercícios ao final dos capítulos.

Gostou dos livros para comemorar o Dia do Engenheiro Eletricista? Deixe sua opinião nos comentários!

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *