Metrologia e a importância da medição correta

Engenheiros na Construção 4.0
Construção 4.0: a revolução digital na construção civil
05/13/2020
congresso de repente, professor online
De repente, professor online!
05/26/2020

Metrologia e a importância da medição correta

No dia 20 de maio, comemorou-se o Dia Mundial da Metrologia. A data faz referência ao dia 20 de maio de 1875, quando 17 países, incluindo o Brasil, criaram o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), durante a última sessão da Conferência Diplomática do Metro.

Quando você pode medir aquilo de que fala e expressá-lo em números, você sabe alguma coisa sobre isso. Mas quando você não pode medi-lo, quando você não pode expressá-lo em números, o seu conhecimento é limitado e insatisfatório: pode ser o início do conhecimento, mas você, no seu pensamento, avançou muito pouco para o estágio da ciência. (LORD KELVIN)

Metrologia: uma definição

Metrologia é a “ciência da medição e suas aplicações”. Complementando esta definição, dizemos que a “metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza da medição e o campo de aplicação”. 

A metrologia existe para sustentar um acordo universal para as unidades de medida, ou seja, a existência de uma padronização dos valores.

Para que isso aconteça, deve existir uma estrutura metrológica internacional e nacional para garantir que os instrumentos de medição sejam mantidos e aplicados de forma adequada e correta no dia a dia operacional e nas transações comerciais.

Esta padronização de unidades de medida é de grande importância comercial para as nações e as empresas.

Exemplo de aplicação

No processo de fabricação de um automóvel, por exemplo, existem diversos fornecedores de peças, e cada um possui seu sistema de produção e seus instrumentos de medição.

No entanto, todas as peças devem se encaixar perfeitamente na montagem do automóvel.

Imaginem um fornecedor de rodas fabricando e medindo os furos dos parafusos de fixação com um diâmetro um pouco menor do que o fabricado e medido pelo fornecedor de parafusos. Simplesmente as rodas não poderiam ser utilizadas.

Medição de parafuso em uma fábrica automobilística.

Para ampliar seus conhecimentos, leia aqui A importância da medição: o caso do Boeing 767-200 da Air Canada.

Unidades de Medida

O homem sempre teve a necessidade de realizar medições. As primeiras unidades de medida foram baseadas em partes do corpo humano, já que, em princípio, poderiam ser consideradas como “referências”, isto é, uma medida podia ser verificada por qualquer outra pessoa.

Assim surgiram unidades de medição como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, o passo e a braça. A seguir, você vê um exemplo de campo de futebol americano com medidas em jarda.

Campo de futebol americano com medidas em jardas.

É óbvio que essas “referências” não eram fixas, pois o corpo humano não é padronizado e as medidas variam de indivíduo para indivíduo.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

O Vocabulário Internacional de Metrologia [VIM 2012] define o Sistema Internacional de Unidades (SI)  da seguinte maneira:

Sistema de unidades, baseado no Sistema Internacional de Grandezas, com os nomes e os símbolos das unidades, incluindo uma série de prefixos com seus nomes e símbolos, em conjunto com regras de utilização, adotado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas. (CGPM)

Para completar o raciocínio, apresentamos a definição de Sistema Internacional de Grandezas.

Sistema de grandezas baseado nas sete grandezas de base: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.

Algumas características do SI

  • unidades de base únicas, que podem ser reproduzidas e realizadas em qualquer lugar do mundo;
  • poucas unidades de base, separadas e independentes;
  • coerente, de modo que a combinação de unidades existentes produz outras unidades sem a necessidade de constantes.

Metrologia: conceitos importantes

No vídeo a seguir, os professores Pedro Paulo Rosário e Alexandre Mendes, autores do livro Metrologia e Incerteza de Medição – Conceitos e Aplicações, explicam conceitos como:

  • Erro x Incerteza
  • Exatidão x Precisão
  • Calibração x Ajuste

O Inmetro

No Brasil, o órgão regulador da área é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. O Instituto atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Sua missão é: a medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo.


Para saber mais sobre Metrologia e temas como exemplos de calibração, análise de certificados, conceitos de medição, acreditação, avaliação de conformidade, entre outros, conheça o livro Metrologia e Incerteza de Medição – Conceitos e Aplicações.

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *