Energia fotovoltaica já é a terceira mais importante: entenda!

Temporada de furacões no Atlântico: o que causa esse fenômeno?
08/08/2019
BIM: tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia
08/08/2019

Energia fotovoltaica já é a terceira mais importante: entenda!

A energia fotovoltaica é considerada limpa e sustentável, tornando-se uma fonte atrativa e equilibrada no mercado de energia solar. Mas, afinal, você sabe como ela funciona? Por que a energia fotovoltaica já é considerada a terceira mais importante do Brasil? Confira:

O que é energia fotovoltaica

O Sol é a principal fonte de energia de todo o planeta, seja no fornecimento de energia para a realização de todos os processos climáticos naturais, seja como fonte de calor e luz para os vegetais e os animais e para o homem nas suas atividades.

De acordo com o livro Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, o Sol é a fonte primária de energia, uma vez que praticamente todas as fontes de energia necessárias à sobrevivência do homem, tais como alimentos (vegetais ou animais), calor e luz, além de promover o ciclo da água como elemento fundamental aos seres vivos, são supridas de alguma forma pela energia solar.

Dessa forma, a energia solar é o maior recurso energético de que a humanidade dispõe. De forma intrigante, a energia proveniente do Sol é gerada a partir do fenômeno de fusão nuclear nas suas camadas mais internas.

É nesse contexto que surge a energia fotovoltaica: a energia elétrica produzida a partir de luz solar.

A importância da energia fotovoltaica no Brasil

Segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica  (ABSOLAR), o Brasil acaba de superar a marca de 2.000 megawatts (MW) de potência operacional em sistemas de geração centralizada solar fotovoltaica, isto é, usinas de grande porte conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Um mapeamento feito pela Associação também revelou que a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa, sustentável e cada vez mais competitiva, atingiu um total de 2.056 MW de potência instalada operacional, o equivalente a 1,2% da matriz elétrica do país.

Para o Brasil, é uma grande mudança. A energia fotovoltaica passa, então, a ocupar o sétimo lugar no ranking de maiores fontes de energia do país, ultrapassando até mesmo a nuclear, com 1.990 MW (1,2%), provenientes das usinas de Angra I e Angra II, localizadas no Rio de Janeiro.

O que muda?

As usinas em operação geram energia elétrica limpa e renovável suficiente para suprir um consumo equivalente à necessidade de mais de 3 milhões de brasileiros. Adicionalmente, há mais de 1.500 MW em novos projetos em fase de desenvolvimento e construção, com início de operação prevista para até 2022, segundo dados da ABSOLAR.

Portanto, trata-se de energia elétrica não apenas limpa e renovável, mas também cada vez mais competitiva, ampliando a diversificação do suprimento elétrico de nosso país, que hoje dependente de hidrelétricas e termelétricas fósseis. 

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica ainda explica que, entre as principais mudanças, está o alívio de nossos reservatórios hídricos. Com a ascensão da energia fotovoltaica, é possível reduzir a pressão para outros usos estratégicos, como suprimento humano, agricultura, irrigação e processos industriais. 

E claro que, além desses benefícios estratégicos, essa mudança ainda garante a redução do acionamento de termelétricas fósseis, mais caras e poluentes, ajudando na diminuição de custos aos consumidores e na mitigação dos impactos do aquecimento global.

Saiba mais!

Quer saber mais sobre energia fotovoltaica? Então, conheça o livro Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, de José Roberto Simões Moreira. A obra contempla questões ambientais, técnicas, econômicas e regulatórias. Praticamente todos os aspectos relevantes dos problemas energéticos são cobertos neste livro, o que o torna, portanto, uma obra de referência para todos os interessados no assunto, bem como um livro-texto para cursos de graduação e de pós-graduação. Está disponível também na versão e-book! Clique aqui para adquirir o seu.

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *