Energias renováveis para o mundo atual: tecnologias, geração distribuída, eficiência, investimentos e regulação

Demanda e Disponibilidade de Água: Complexidades no Cenário Atual
04/06/2021
Vazões de referência no planejamento e gestão de recursos hídricos
04/09/2021

Energias renováveis para o mundo atual: tecnologias, geração distribuída, eficiência, investimentos e regulação

Fonte: Petmal

Referência profissional e acadêmica, nova e aguardada edição de “Energias Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética” chega ao mercado, atualizada e com temas urgentes para a sociedade.


O Brasil desfruta de uma situação ímpar em relação aos demais países no tocante à disponibilidade de fontes energéticas renováveis e seu potencial uso.

A dimensão territorial e a faixa de latitude geográfica favorável fazem desta nação uma das poucas do mundo em que a abundância de recursos hídricos, incidência de radiação solar, ventos e biomassa podem alavancá-lo em direção a uma matriz elétrica praticamente renovável em sua totalidade.

Na verdade, o Brasil já se destaca de forma exemplar entre os demais países, considerando que cerca de 4/5 de sua matriz elétrica já é formada por fontes renováveis, tais como a hídrica, eólica, biomassa, solar, além de uma pequena participação da energia nuclear.

Nossa frota de automóveis tem o etanol à sua disposição desde o choque do petróleo da década de 1970, um combustível oriundo de cana-de-açúcar, sendo, portanto, renovável.

É preciso destacar que uma mudança drástica nas matrizes elétrica e energética depende de transformações na substituição, não só de combustíveis de origem fóssil como também de outros derivados da indústria petroquímica, tais como plásticos, lubrificantes e outros insumos, fundamentais para mover a sociedade moderna.

O país ainda conta com grandes reservas de gás natural e de petróleo ao longo de sua costa.

Todos esses energéticos de origem fóssil e não fóssil são altamente relevantes para o desenvolvimento e crescimento do país.

Tendo em vista a crescente importância da área de energia solar na geração elétrica, aquecimento e na produção de vapor, as tecnologias de captação, uso e armazenamento da energia de origem solar são tratadas detalhadamente.

O futuro das tecnologias energéticas indubitavelmente inclui o gás hidrogênio e seu uso em células a combustível e em máquinas térmicas.

A energia eólica é analisada e abordada em detalhes, incluindo questões construtivas e operacionais.

A geração de eletricidade a partir de biomassa no Brasil conta com a atualização de dados e informações de diversas fontes de biomassa, bem como a inserção de novas informações sobre os aspectos econômicos e regulatórios e sobre barreiras e propostas de políticas, com foco em biogás e biometano.

A questão regulatória da geração distribuída é abordada, tendo em vista seu contínuo aprimoramento.

Técnicas e procedimentos de análise de edificações objetivando a melhoria da eficiência energética, bem como certificações “verdes”.  


Conheça também o lançamento: Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética


José Roberto Simões Moreira
José Roberto Simões Moreira
É professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), ministrante de diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação da área de Engenharia Térmica e Energia. Coordena o curso de especialização Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética da Poli/USP e o Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos e Renováveis (SISEA), grupo de pesquisa da mesma instituição. Concluiu a graduação (1983) e o mestrado (1989) em Engenharia Mecânica pela Poli/USP e o doutorado (1994) em Engenharia Mecânica pelo Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA). É autor do livro Fundamentos e Aplicações da Psicrometria (2019), de mais de uma centena de artigos técnico-científicos e possui capítulos publicados em livros internacionais. É também ministrante de dezenas de palestras, entrevistas e apresentações. Tem liderado vários projetos de pesquisa pura e aplicada na área de Engenharia Térmica e Energia, com financiamento de empresas e instituições de fomento à pesquisa. Suas áreas de pesquisa atuais incluem a energia solar concentrada, separação supersônica de gases e ciclos de absorção de calor de amônia-água. Atua também como consultor em projetos de engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *