Engenharia Civil: o que esperar do curso

Cálculo: dicas para estudar
08/08/2019
Engenharia: que tipo de profissional o mercado busca?
08/08/2019

Engenharia Civil: o que esperar do curso

O que esperar do curso de Engenharia Civil?

Se você está pensando em começar a graduação em Engenharia Civil, é importante conhecer essa profissão e saber o que esperar do curso. Por isso, trouxemos várias dicas para quem pensa em seguir essa área da Engenharia. Confira:

O que é a Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é especializada na prática de projetar, construir e melhorar a infraestrutura, visando o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. É a partir da Engenharia Civil que são projetadas cidades, edifícios, casas e outras construções, que impulsionam o crescimento local.

Em resumo: está diretamente ligada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas, tais como pontes, usinas, barragens, túneis, ferrovias, entre tantas outras. É função do profissional de Engenharia Civil garantir a inspeção, a análise e a manutenção para preservação das estruturas construídas.

O que esperar do curso de Engenharia Civil?

Para quem está pensando em começar a graduação, alguns livros são essenciais para a introdução ao curso. Que tal conhecer um pouco mais das disciplinas que serão estudadas durante os anos de faculdade? Confira nossa seleção de livros que podem te ajudar nessa empreitada:

1 – Materiais de Construção – Vols. 1 e 2 

Uma referência em materiais de construção. Com 40 anos de sucesso, Materiais de Construção, volumes 1 e 2, chega à 6ª edição totalmente revisado. Os livros trazem novas técnicas, capítulos, tecnologias e normatização em Engenharia Civil e Arquitetura.

 Com linguagem clara e acessível, Materiais de Construção facilita a compreensão e a aplicação dos conhecimentos com uma abordagem técnica e prática, além de oferecer inúmeros exemplos e figuras que ilustram os conceitos. Ao final da leitura, os estudantes serão capazes de entender como a solidez, a durabilidade, o custo e o acabamento de uma obra dependem diretamente da qualidade dos materiais empregados.   

Novidades da 6ª edição: 

  • Capítulos totalmente revisados.
  • Normas atualizadas a janeiro de 2018.
  • Implementação de novos materiais.
  • Novas técnicas, inclusive de execução, e tecnologias.
  • Inclusão do novo capítulo “Microscopia do Concreto”, além de dois capítulos totalmente reescritos, “Cal e Gesso para a Construção” (antigo “Aglomerantes”) e “Agregados”.

2 – Princípios de Aquecimento, Ventilação e Condicionamento de Ar em Edificações 

Princípios de Aquecimento, Ventilação e Condicionamento de Ar em Edificações é uma obra desenvolvida para atender às necessidades de formação e especialização dos futuros profissionais deste segmento, conhecido pela sigla AVAC. A diversidade das aplicações na área é grande e engloba desde os fabricantes dos equipamentos, passando pelas empresas que implantam e gerenciam esses sistemas até as instituições de pesquisa na área.

A metodologia utilizada inicia pelo estudo do desempenho dos sistemas de AVAC segundo a Termodinâmica, a Dinâmica dos Fluidos e os princípios da Transferência de Calor. Esses conhecimentos permitem que os estudantes desenvolvam a habilidade de análise dos processos e dispositivos desses sistemas, visando ao monitoramento do desempenho, dos custos e da eficiência. 

Apresentam-se os diferentes processos envolvidos e, em seguida, são introduzidas as ferramentas de otimização. Procura-se enfatizar a importância de conhecer a finalidade dos softwares utilizados e a capacidade de interpretar os resultados das análises realizadas.

Os exemplos e problemas abordam o cotidiano profissional, baseando-se em situações reais, cujo objetivo é a aplicação da teoria e o estímulo à criatividade no encontro das soluções. Foi utilizado o software EES (Engineering Equation Solver) para as equações não lineares. Há, ainda, material suplementar composto por capítulos extras, disponíveis no GEN-IO, ambiente virtual de aprendizagem do GEN | Grupo Editorial Nacional, mediante cadastro.

3 – Caderno de Receitas de Concreto Armado – Vigas (Vol. 1)  + Caderno de Receitas Concreto Armado – Pilares (Vol. 2) + Caderno de Receitas de Concreto Armado – Lajes (Vol. 3) 

Fruto de uma demanda dos próprios estudantes do Professor Egydio Pilotto Neto (autor dos livros), no curso de Engenharia Civil, Caderno de Receitas de Concreto Armado foi concebido a partir de anotações colhidas ao longo de 40 anos de docência.

Dividido em três volumes, o livro vem preencher uma importante lacuna sobre o tema, tornando-se referência para os futuros profissionais de áreas relacionadas à construção civil. 

Vigas, Pilares e Lajes representam os três elementos fundamentais de uma estrutura, apresentados, separadamente, em cada tomo da obra. São contemplados os princípios básicos que norteiam a estabilidade das edificações e, dessa forma, criadas as condições necessárias para que estudantes e engenheiros recém-formados possam se familiarizar com a complexa análise de tais estruturas.

4 – Instalações Hidráulicas e Sanitárias

Instalações Hidráulicas e Sanitárias mantém-se rigorosamente atualizado com as normas brasileiras vigentes na área, destacando-se, por outro lado, pelo pioneirismo na introdução de padrões de qualidade adotados internacionalmente e que regulam a utilização de materiais e procedimentos específicos visando à segurança, à simplicidade e à facilidade de manutenção das instalações.

Como exemplos dessa preocupação destacam-se o detalhamento de instalações especiais para deficientes físicos segundo normas internacionais (Suíça) e a incorporação de novos conceitos, como o Drywall, visando à manutenção facilitada das instalações prediais, inovações trazidas por esta obra.

Durante essa jornada de publicações das edições anteriores, que culmina nesta sexta edição de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Hélio Creder demonstrou a preocupação em acompanhar a evolução arquitetônica e ocupacional de edifícios mais sofisticados, atendendo a novas necessidades como, por exemplo, a pressurização de água quente e fria em apartamentos de cobertura, sendo pioneiro na orientação de pregar a supressão das onerosas instalações de ferro fundido, viáveis apenas em casos muito especiais.

Dentro desse escopo, esta nova edição traz a atualização do capítulo sobre Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias, basicamente com a substituição de tubos e conexões de fibrocimento por PVC. Também foi ampliada a abrangência do tratamento de temas como as instalações de saunas e piscinas, cada dia mais comuns em edifícios residenciais e em áreas de lazer de condomínios. 

Importante, também, é a transcrição comentada com exemplos do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, com Esquemas de Pressurização em função da classe de riscos, voltada para a prevenção de sinistros e a proteção dos residentes e usuários dessas instalações.

Para comodidade do leitor, as figuras que representam detalhes e plantas de projeto foram ampliadas e inseridas como encarte no Capítulo 1 e em um folheto anexo, que acompanha o livro. Todas essas atualizações e modificações visaram sempre, em última análise, a oferecer aos estudantes e profissionais da área o que de melhor existe em termos de conhecimento técnico sobre instalações hidráulicas e sanitárias.

5 – Instalações Elétricas

Perto de comemorar 30 anos, Instalações Elétricas consolidou-se como obra imprescindível para estudantes, professores, técnicos e profissionais da área. Sua sexta edição, revista e atualizada, reúne as mais recentes normas e regulamentos em vigor, atendendo as necessidades de engenheiros, arquitetos, projetistas e desenhistas. Entre as novidades, o livro traz a norma ABNT NBR 5410:2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, sobre instalações elétricas de baixa tensão. Além disso, novos desafios são apontados, especialmente nos capítulos 2 e 8 – de Iluminação –, com inovadora aplicação dos “leds”.

Ao longo do texto, também é possível perceber o caráter atual e comprometido da obra, devido ao constante cuidado dos autores em destacar situações em que riscos iminentes podem ser evitados – como curtos-circuitos, que muitas vezes ocasionam graves incêndios e acidentes de grandes proporções.

Nesse sentido, o conteúdo, elaborado com o objetivo de equilibrar aspectos teóricos e aplicações práticas, proporciona ao leitor uma excelente base para a formação acadêmica, além de ser uma ferramenta útil para a prática profissional cotidiana.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar nosso blog e assinar nossa Newsletter para mais informações!

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *