Hospital italiano imprime válvula em 3D e salva pacientes com Covid-19

Tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de engenharia
Faculdade de Engenharia: tudo o que você precisa saber
03/13/2020
Álcool gel para evitar o coronavírus
Por que o álcool gel é eficaz no combate ao novo coronavírus?
03/19/2020

Hospital italiano imprime válvula em 3D e salva pacientes com Covid-19

respirador mecânico para pacientes com coronavírus

A Itália parou. Pessoas estão em quarentena em suas casas, indústrias e fábricas pararam de produzir. E o número de pacientes infectados pelo Covid-19 continua a aumentar exponencialmente no país.

A boa notícia é que a impressão 3D pode ser uma alternativa de apoio para este momento de crise. No último dia 13 de março, um hospital da cidade de Bréscia, na Lombardia, quase entrou em colapso, mas essa tecnologia foi fundamental para salvar a vida de dezenas de pacientes.

A prototipagem rápida no apoio ao tratamento de pacientes com Covid-19

Como os veículos de comunicação têm noticiado, o sistema hospitalar italiano está sobrecarregado, em especial para atender à grande quantidade de pacientes que precisa de atenção especial ao mesmo tempo.

Nesse momento, muitas pessoas estão em tratamento intensivo em UTIs e precisam de ventilação mecânica para ajudar na recuperação.

No caso do hospital em Bréscia, esgotaram-se as válvulas dos respiradores e houve a necessidade imediata de reposição, sob o risco de morte de pacientes. Com a cadeia produtiva interrompida, nenhum fornecedor conseguiria produzir a peça num curto período de tempo.

A solução, então, veio com apoio da startup Isinnova, sediada em Roma. No dia 14 de março, o fundador e CEO Cristian Fracassi levou uma impressora 3D diretamente ao hospital e, em poucas horas, redesenhou e produziu a válvula necessária.

Logo em seguida, dez pacientes puderam voltar a receber o atendimento adequado com o respirador já em funcionamento.

Para atender à grande demanda do hospital, a empresa local Lonati SpA passou a apoiar também a produção das válvulas em 3D.

Válvulas impressas em 3D pela Lonati SpA.
Válvulas impressas em 3D pela Lonati SpA. A peça é fundamental para respiradores que estão sendo usados em pacientes com Covid-19.

Quer ler outras matérias sobre o coronavírus no blog?

Inteligência Artificial e análise de dados para prevenir o Coronavírus
Fundação Bill & Melinda Gates atua em pandemia de Covid-19

GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *