Impermeabilização: como e por que fazer?

A importância da formação do professor
A formação de professores no Brasil
01/02/2020
Inundação no Rio de Janeiro causada por chuvas de verão
Chuvas de verão: como evitar os alagamentos urbanos
01/07/2020

Impermeabilização: como e por que fazer?

Exemplo de serviço de impermeabilização

De forma geral, quem deseja contratar um serviço de impermeabilização (condomínio, pessoa física, pessoa jurídica de fora da área de engenharia etc.) e quer ter garantia da qualidade do serviço da empresa aplicadora de impermeabilização, não conta com outras ferramentas além de se servir do maior número de informações cedidas pelas próprias empresas, indicações de terceiros e referências de obras executadas.

A maioria das falhas acontece na fase de execução. Em geral, são provocadas pela mão de obra, que, sem treinamento, trabalha errado. A qualificação da mão de obra é crucial.

Para que serve a impermeabilização

Um profissional sabe corrigir um sistema debilitado. Não se pode demolir de qualquer jeito e danificar a camada impermeabilizante abaixo do piso ou proteção mecânica existentes em uma reforma. Contrate primeiro um  projetista de impermeabilização para elaborar um escopo da reforma e orientar um profissional/empresa que tenha técnica para remoção dessas camadas.

Em casos de infiltração – que nem sempre é aparente – a falta de estanqueidade pode afetar locais de difícil acesso e visualização, o que aumenta o risco à estrutura do imóvel e, consequentemente, à vida humana, tanto em relação à saúde, como à integridade física. Justamente e especialmente por isso, é um problema que não deve ser menosprezado e faz toda a diferença na qualidade de vida dos brasileiros.

Impermeabilização de telhados.
Impermeabilização de telhados.

Túnel Zuzu Angel e a necessidade de impermeabilização

Em maio de 2019, observamos um desabamento no túnel Zuzu Angel, no Rio de Janeiro, em que parte do concreto caiu em um ônibus, colocando pessoas e outros veículos em risco.

Queda de estrutura de concreto em ônibus no Rio de Janeiro. Não houve mortes.
Queda de estrutura de concreto em ônibus no Rio de Janeiro. Não houve mortes.

A queda pode ter a contribuição, entre outros fatores, da degradação do concreto armado, causada pela umidade, pelas intempéries e pela poluição. Daí a importância da impermeabilização, desde a concepção e projeto de obras de arte, o que permite obter maior durabilidade em situações em que se exige grande resistência nas construções que sofrem os efeitos diretos da poluição e das intempéries.

Protegidas, as estruturas de concreto das obras de arte suportam por mais tempo as agressões e os danos causados por agentes nocivos a elas e evitam gastos excessivos no atendimento de emergências e de manutenção, oferecendo maior segurança aos usuários.

É essencial prolongarmos a vida útil dessas estruturas, pois toda e qualquer intervenção provoca caos no trânsito, risco de acidentes entre veículos e possibilidade no aumento de furtos e roubos.

A infiltração de água mais os poluentes é uma das principais causas da deterioração das estruturas viárias de concreto, pois provoca a oxidação das armaduras e enfraquece a estrutura de concreto.

Impermeabilização e questões ambientais

A prática demonstra que é necessário contratar empresas que também atendam a questões ambientais, em conformidade com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente e a norma regulamentadora de segurança do trabalho, a NR-18.

Atendidas essas necessidades, acrescentamos algumas dicas para orientar aos interessados em contratar um serviço de impermeabilização.

Dicas para impermeabilização

Para qualquer contratação de serviço de engenharia, é essencial buscar empresas que emitam a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Contrate um projetista de impermeabilização que deve e pode escolher o melhor sistema a cada área a ser impermeabilizada. Certifique-se de que as empresas explicitem as garantias para o caso do trabalho não for bem executado e as infiltrações persistirem ou causarem outras dificuldades.

Saiba mais sobre impermeabilização

Marcos Storte é autor do artigo “Impermeabilização”, presente no livro Materiais de Construção – Volume 2. Com 40 anos de sucesso, Materiais de Construção, volumes 1 e 2, chega à 6ª edição totalmente revisado. Seus volumes trazem novas técnicas, capítulos, tecnologias e normatização em Engenharia Civil e Arquitetura. Vem saber tudo sobre a obra aqui!

Bauer volume 2
Marcos Storte
Marcos Storte
Marcos Storte é graduado em Engenharia Civil (1978) pela Escola de Engenharia Civil de Volta Redonda (RJ) e mestre em Engenharia Civil (1991) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Desde 1983 atua na área de Tecnologia de Materiais. É membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), participa do Comitê Brasileiro de Impermeabilização (CB-22), do CB-02 – Comitê Brasileiro de Construção Civil e do CB-90 – Comitê Brasileiro de Qualificação de Pessoas no Processo Construtivo para Edificações e associado do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) desde 1989. É professor dos cursos de Pós-Graduação de Patologias nas Obras Civis e de Tecnologia da Impermeabilização no Instituto IDD, com sede em Curitiba (PR), desde 2006, e de cursos em outras cidades. Profissional atuante, já apresentou mais de 60 trabalhos técnicos em simpósios nacionais e internacionais, possui inúmeros artigos publicados e realizou palestras para mais de 18 mil pessoas. Com vasta experiência na construção civil e no segmento de impermeabilização, é autor do livro “Látex Estireno Butadieno – Aplicação em concretos de cimento e polímero” e do e-book " Impermeabilização na construção civil". Também é autor do capítulo "Impermeabilização" (capítulo 31), da nova edição do livro "Materiais de Construção" (Bauer), que publicado pela LTC Editora.

2 Comments

  1. Avatar Heloisa h Brown disse:

    Sr. Marcos sorte, gostei do seu artigo, mas gostaria de saber onde encontrar um profissional de impermeabilização para uma consultoria no Rio de Janeiro.

  2. Avatar Marcos Storte disse:

    Prezada Heloisa
    Antes de tudo, grato por seu cumprimento e informo que atuo como consultor em todo o Brasil, caso seja de seu interesse.
    Estou à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *