Covid-19: Miguel Nicolelis busca voluntários de Exatas para projeto

conheça os antivax
Os antivax: o perigo da desinformação e da pseudociência
04/08/2020
Etapa da investigação Geotécnica
Investigação geotécnica do solo: entenda essa etapa
04/14/2020

Covid-19: Miguel Nicolelis busca voluntários de Exatas para projeto

Projeto Mandacaru procura voluntários de Exatas

“Pandemia de Coronavírus é o maior e mais decisivo desafio da ciência brasileira!”

Foi com essa frase que o neurocientista e pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis definiu, em sua conta no Twitter, o momento que estamos vivendo agora.

E, para encontras respostas para as milhares de perguntas que temos em aberto, ele está criando o primeiro Instituto de Pesquisa Virtual da história brasileira, que pretende reunir milhares de pesquisadores de diversas áreas para trabalhar em prol de descobertas valiosas contra a COVID-19.

Projeto Mandacaru | Comitê Científico de Combate ao Coronavírus

Se você é estudante de graduação, pós-graduação, mestre, doutor, PhD, professor das áreas de Matemática, Física, Estatística, Engenharias (especialmente de Produção), Computação, Ciência de Dados ou é médico, pode candidatar-se para ser voluntário no Projeto Mandacaru | Comitê Científico de Combate ao Coronavírus (CCCC).

“Vamos ter banco de dados georeferenciado gigantesco e vamos precisar de análises em tempo real para orientar em decisões logísticas e de identificação de regiões alto risco! […] Podemos usar registros de sismógrafos para avaliar eficácia campanha de distanciamento social”, explica ele ao falar um pouco de todo trabalho que terão pela frente.

Ficou interessado? Para se candidatar, mande seu currículo para o e-mail nicolelis@isd.org.br.


Se você gostou, leia outros conteúdos sobre o coronavírus no blog GEN Exatas:

Efeitos da pandemia de COVID-19 em cadeias de suprimentos
Como os materiais podem auxiliar a redução da proliferação do coronavírus
A perspectiva de evolução da Covid-19 no Brasil
GEN Exatas
GEN Exatas
Editorial GEN Exatas

12 Comments

  1. Avatar Pedro disse:

    Sou licenciado em Física, poderia contribuir de alguma forma para o projeto mandacaru ou o projeto é apenas para bacharel?

    • Avatar GEN Exatas disse:

      Olá, Pedro! Pelo que entendemos na comunicação do projeto, é para estudantes ou profissionais de Exatas em geral, bacharel ou licenciatura. Boa sorte!!

  2. Avatar Sofia Caroline Moraes Signorelli disse:

    O e-mail fornecido não está funcionando, teriam outro para fornecer?

  3. Avatar Walace disse:

    Pergunta alunos de exatas e Engenharias podem ajudar ou só é para quem já tem o Curso Superior.

  4. Avatar DANYELLE SORAYA MONTEIRO disse:

    Prof. Nicolelis, sou economista de Recife/PE, com mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural-UFRPE. Posso contribuir como voluntária para pegar os microdados do IBGE, da RAIS (MTE) para avaliarmos os impactos no mercado de trabalho e consequentemente nas cadeias produtivas, montar gráficos, enfim. Estou à sua disposição, meu e-mail é monteirodmonteiro@yahoo.com.br

    Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9974282945841910
    ID Lattes: 9974282945841910

    Danyelle Monteiro

  5. Avatar Augusto Marinho disse:

    Sou estudante do último ano de matemática e já fui bolsista da CAPES em pesquisa, estou desenvolvendo modelos matemáticos para entender a expansão do coronavírus no Brasil e fui o primeiro a divulgar quando seria o COLAPSO do sistema único de saúde. Como faço para construir com o projeto Mandacaru?

  6. Avatar Rony Von de Jesus Santos disse:

    Sou licenciado em MATEMÁTICA e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência da Natureza – PGECN.

  7. Avatar João Frederico da Costa Azevedo Meyer disse:

    Caras, caros, bom dia!
    Apresento-me: sou docente do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP. Comecei como docente em 1971 e ainda estou na ativa, esperando a aposentadoria compulsória que vai me obrigar a sair da ativa… Minhas áreas de atuação são a Ecologia Matemática (que inclui Mudanças Globais, Dinâmicas de Populações, Impacto Ambiental e Epidemiologia) e a Análise Numérica.
    Há pouco mais de um ano, comecei mum grupo para modelagens matemáticas. Este grupo inclui doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica. Reunimo-nos todas as manhãs de sexta-feira apresentando modelos de outros, discutindo modelos nossos, modificando-os e submetendo-os a uma avaliação crítica.
    Devo confessar que não conhecia o Comitê Científico de Combate ao Coronavirus/Projeto Mandacaru. Só nesta semana, graças à Drª Beatriz Laiate, que participa desse nosso grupo de sextas-feiras, é que pude ver a página. Gostaria de colocar à disposição do Projeto tudo o que temos feito, o que temos feito de certo e de errado, nossos modelos (que incluíram nas simulações uma segunda e uma terceira ondas, e, mais recentemente, uma simulação em que a segunda onda é sensivelmente maior do que a primeira). De vez em quando temos um convidado que apresenta modelos para o grupo com uma discussão criteriosa sobre o que foi apresentado. Também queria colocar à disposição do Projeto Mandacaru a participação nesses seminários, com vistas a possíveis colaborações num futuro imediato.
    Agradeço a atenção.
    Jão Meyer
    jmeyer@unicamp.br
    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783805Z4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *