A norma da ABNT NBR 6122:2019 (Projeto e Execução de Fundações) tem a finalidade de especificar os requisitos que devem ser observados nos projetos e execução de fundações. A norma é composta por nove itens e dezoito anexos (A a R) em que são descritos os processos executivos.
Veja, a seguir, cada um dos itens que compõem a NBR.
No Escopo e Referências Normativas, é feita uma introdução e uma listagem das normas que são indispensáveis à utilização da NBR 6122.
Em Termos e Definições, são apresentadas as principais expressões e a elucidação de cada elemento utilizado na referida norma.
No item Investigação Geológico-Geotécnica são descritos os ensaios de campo e a obrigatoriedade da realização do ensaio de simples reconhecimento (SPT) para qualquer edificação. Prescreve as investigações complementares laboratório com vistas a classificar os solos e na determinação das propriedades de engenharia (resistência, deformabilidade e permeabilidade).
As Ações e Segurança nas fundações são retratadas devendo seguir a prescrição da Norma de ações e segurança nas estruturas (NBR 8681) e os aspectos relativos aos estados limites últimos (ELU) e de serviço (ELS).
Com relação ao item relativo às fundações rasas, são retratados os critérios para a determinação da tensão admissível ou da tensão resistente de cálculo, bem como a forma para a obtenção, por meio de métodos teóricos, semiempíricos ou por prova de carga em placa.
São descritos casos particulares, como os aspectos relacionados ao apoio em rocha, solos expansivos e colapsíveis, e dimensionamento estrutural.
Para o caso de fundações profundas (estaca e tubulão), são abordados os aspectos relacionados à carga admissível e à força resistente de cálculo.
Além disso, são tratados os fatores a serem considerados na determinação desses parâmetros e o meio para sua obtenção, que podem ser pela utilização de métodos estáticos (teóricos e semiempíricos) e provas de carga.
São descritas também as forças que podem atuar, citando tração, transversal e atrito negativo. O
s aspectos relacionados ao dimensionamento estrutural também são apresentados, bem como as questões relativas aos efeitos de segunda ordem, cobrimento da armadura, estacas moldadas in-loco, pré-moldada, metálica, madeira e tubulões.
São apresentados também os requisitos de desempenho das fundações, descrevendo e sua obrigatoriedade para o caso de estruturas que tenham variação de carga significativa (silos e reservatórios), estruturas com mais de 50 m de altura do piso, relação altura/largura (menor dimensão) superior a quatro e fundação e/ou estruturas não convencionais.
Para saber mais sobre projetos de fundações e execução, indicamos a leitura do livro Engenharia de Fundações.