Método Sala7 e as Metodologias Ativas

Volta às Aulas no GEN
Volta às Aulas no GEN! Especial para professores e alunos 😍
02/04/2020
Estudante de Cálculo
Vai estudar Cálculo? Este post é para você!
02/07/2020

Método Sala7 e as Metodologias Ativas

Professores e alunos engajados em sala de aula com metodologias ativas
Trilhas de aprendizagem dinâmicas, flexíveis e adaptativas com foco no desenvolvimento de competências

Num cenário de estudantes com perfil dinâmico e digital e novas formas de aprender, decididamente não podemos mais ter a sala de aula no formato em que o professor fica lá na frente, enquanto os estudantes permanecem sentados, passivamente recebendo o conteúdo.

A educação precisa proporcionar experiências completas de aprendizagem, tirando o estudante da situação passiva e colocando-o como protagonista. 

É dentro desse contexto que surge o Método SALA7, que nada mais é do que a implementação de uma Trilha de Aprendizagem dinâmica, flexível e adaptativa.

Sua sequência integrada e estruturada de atividades tem como finalidade proporcionar a melhor experiência possível de aprendizagem e, por conseguinte, o desenvolvimento de competências socioemocionais e específicas.

Qual o objetivo do Método SALA7?

Com o encadeamento de disciplinas sendo ministradas de acordo com a implementação das Trilhas de Aprendizagem, o que se busca é a construção de currículos que objetivem o desenvolvimento de competências.

Isso se traduz em ementas e objetivos que não apontam mais somente para os assuntos que precisam ser ensinados e, sim, o que o estudante deverá saber fazer ao concluir cada disciplina ou um conjunto delas.

Outro fato importante são as avaliações. Além de contínuas, também devem contemplar aspectos práticos e teóricos, a fim de verificar o quanto um estudante está preparado para resolver problemas em sua profissão. 

Mesmo em situações desconhecidas, espera-se que os estudantes consigam levantar hipóteses e localizar os conceitos que mais se enquadram no contexto, a fim de aplicá-los com eficiência.

Você quer conhecer essas Trilhas de Aprendizagem que desenvolvemos com a Editora LTC? Então, continue ligado!

Para saber mais sobre metodologias ativas no ensino da Engenharia, conheça aqui o livro “Uma Nova Sala de Aula é Possível – Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia”.

Educação em Engenharia



Gabriel Elmôr Filho
Gabriel Elmôr Filho
Engenheiro pelo IME e Doutor pela UFRJ. Acadêmico de longa data no IME, onde leciona, foi Diretor de Departamento de Ensino e Pró-Reitor. Possui experiência marcante em EAD e tem concebido o desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras com inserção de trilhas de aprendizagem dinâmicas, flexíveis e personalizadas. Tem participado em palestras e capacitações docentes em todo o território nacional, no que se refere às estratégias e métodos de aprendizagem ativa, metodologia híbrida e ensino por competência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *